Saturday, September 24, 2005

Políticas Fracturantes?! Que SECA!

Não deixa de ser curioso que as ditas questões fracturantes, como a interrupção voluntária da gravidez ou a liberalização das drogas leves, tão entusiasticamente coladas às juventudes partidárias, já não mobilizem ninguém. Pior: a discussão banalizou-se de tal modo que, mesmo que se diga algo extraordinariamente brilhante ou inovador sobre estas temáticas, ninguém liga.

Por isso coloca-se a questão: Deve a Juventude Social Democrata continuar a centrar o seu discurso e as suas tomadas de posição nas questões fracturantes?

Na minha opinião a resposta é NÃO. Embora não se possa deixar de tomar uma posição clara sobre estas matérias, elas não podem constituir o centro da acção da JSD.

Defender os interesses da Juventude Portuguesa passa por defender medidas que assegurem o desenvolvimento sustentável de Portugal. Não há forma melhor de defender os Jovens de hoje senão promovendo políticas que assegurem o seu futuro amanhã. Deste modo, a Juventude Social Democrata tem a obrigação de tomar posições em todas as áreas de governação assumindo a responsabilidade de assegurar políticas tendo em vista os próximos 50 e não apenas os próximos 4 anos, como vai sendo hábito entre muitos Partidos Políticos. Deixem a demagogia e as preocupações eleitoralistas de fora! A JSD tem que se preocupar em defender o que é correcto, mesmo que tenha consequências negativas no imediato, a bem do futuro de Portugal e das suas Jovens Gerações.

A credibilidade advém apenas e só com tomadas de posição sérias e fundamentadas, transmitidas de forma clara e cativante. Por isso a Juventude Social Democrata tem de reforçar a sua credibilidade na sociedade civil defendendo um projecto político sério, rompendo com tabus e com o politicamente correcto, procurando assim motivar os Jovens Portugueses a participar numa onda de mudança por Portugal. O Futuro está nas nossas mãos!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Há anos que a JSD assume as questões fracturantes como a sua bandeira. Pessoalmente, apesar de considerar que mediaticamente chama mais a atenção, acredito que os jovens merecem mais desta estrutura.
Ex: Natalidade. A maioria dos portugueses são pais pela primeira vez antes dos 30 anos. Quando ouviremos a JSD a tratar os problemas dos jovens pais com a atenção que merecem? Moções aprovadas em congresso já as há...

5:34 PM  
Blogger bravo said...

Concordo inteiramente. As questões ditas fracturantes não colhem tanto a atenção dos jovens, como sobretudo dos media. São fogo de vista. Por isso, estou de acordo com a necessidade de a JSD apresentar medidas em todas as áreas de governação, com a devida autonomia face ao PSD.

O problema é os media passarem essa mensagem (até porque hoje são o principal meio para a passar...). Mas isso é todo um outro tema, que se calhar também se poderia tratar neste blog.

Parabéns pela iniciativa!

6:19 PM  
Blogger Ruben Badaró said...

Antes de mais parabéns pelo blog e espero que venha a ser o verdadeiro espaço de reflexão que tanto desejas.

As questões fracturantes, embora tenham a sua relevância, não são mais que temas para o jornal da noite da TVI. Os jovens, ao contrário do que muitos pensam, sabem distingir o que é fogo de vista e o que são propostas sérias e coerentes.

Falas de políticas de longo prazo mas penso que 50 anos é demasiado tempo, mesmo apenas como plano estratégico. Basta pensar se há 50 anos atrás conseguiriamos traçar um plano estratégico quando ainda não conhecíamos conceitos como democracia ou união europeia. Penso que é, no entanto, possível planear a 10/15 anos com algum nível de detalhe.

Não deverá ser apenas um conjunto de políticas em diversas áreas mas sim um planeamento de todas essas políticas, tendo em conta prazos, precedências entre políticas e riscos possíveis. O planeamento do desenvolvimento sustentado para o nosso país deve ser feito como os planos estratégicos de longo prazo das empresas, onde disso depende a sobrevivência da mesma. Posso dar o exemplo, penso que da Mitshubishi, que tinha há uns anos atrás um planeamento detalhadíssimo de negócio para 15/20 anos, num quadro de 10 metros da sala de administração. Em cada reunião de administração todo o planeamento estava presente na mente de todos!

Competência e excelência são a maior prova que os quadros da JSD podem dar como garante de um futuro melhor para o nosso país.

Abraço e boa sorte para o blog.

9:52 PM  

Post a Comment

<< Home