Monday, September 26, 2005

Até quando é que se é Jovem?

Eis uma questão de difícil resposta. Actualmente, podem filiar-se na Juventude Social Democrata cidadãos dos 14 aos 30 anos de idade, sendo certo que a filiação concomitante no Partido Social Democrata é obrigatória quando se atinge a maioridade.

Desde que me recorde tem havido várias propostas no sentido de alterar esta limitação estatutária. Habitualmente as propostas visam limitar a filiação na estrutura até aos 26 anos de idade, sendo relativamente unânime que o limite menor seja mantido nos 14 anos. No congresso de revisão estatutária de 17 de Janeiro 2004, em Cascais, manteve-se o ponto 1 do artigo 11º: “Podem inscrever-se na JSD os cidadãos portugueses e cidadãos residentes em Portugal, com capacidade legal para o exercício de direitos políticos com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, que livremente desejem prosseguir os fins da JSD, contribuir para a execução das suas tarefas fundamentais, respeitar os Estatutos Nacionais e militar ou vir a militar no PSD.”

Foi a decisão mais correcta? Não sei. No entanto há uma realidade que devemos encarar: a esperança média de vida e, consequentemente, a idade das reformas têm vindo tendencialmente a aumentar e os jovens adultos com 35 anos ainda se confrontam com muitos dos problemas encarados como sendo da esfera da JSD – Emprego, Habitação, Formação pós-graduada e Natalidade, por exemplo. Outro facto interessante é que os Jovens Republicanos Americanos aceitam a militância até aos 35 anos de idade, pelo que o precedente internacional já existe. Será que a JSD poderia beneficiar de quem tenha uma maior maturidade intelectual e experiência profissional ou iria um aumento da idade máxima para os 35 anos dificultar a participação e adesão dos militantes mais jovens? Fica a questão no ar...

Outro problema a confrontar é o hiato existente, mesmo com os actuais estatutos, entre a geração dos já activos no mercado de trabalho, com preocupações como, por exemplo, o 1º emprego e a 1ª habitação, e o aluno do ensino básico ou secundário, cujas principais preocupações são, por exemplo, o sistema educativo e as oportunidades de formação extracurricular. Como poderemos assegurar a defesa de todos estes interesses? Penso que a solução proposta pelo Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, na Universidade de Verão do PSD/JSD/ISC de 2005, de criar estruturas autónomas para cada faixa etária iria apenas enfraquecer ainda mais a estrutura da JSD que deve pronunciar-se para a sociedade civil a uma só voz. Talvez a solução poderá passar por criar quotas por faixas etárias a aplicar a todos os níveis de órgãos executivos da JSD, desde os núcleos residenciais até à Comissão Política Nacional e o Conselho Nacional. Assim poderíamos assegurar a presença de representantes de todas as faixas etárias abrangidas pelas políticas da JSD em todos os níveis de decisão. É apenas uma ideia...

4 Comments:

Blogger bravo said...

Penso que é de reflectir sobre a proposta de Marcelo Rebelo de Sousa. De certa forma, já existe algo de semelhante na existência de estruturas da JSD para o Ensino Secundário e para o Ensino Superior. A solução seria alargar o seu objecto de acção, deixando de ser apenas a Educação e passando a ser todos os assuntos relevantes para os jovens das respectivas faixas etárias, criando depois uma estrutura para os jovens pós-universitários. Mas concordo que não deveriam ser estruturas autónomas, mas integradas na organização actual da JSD, para falarmos a uma só voz.
Quanto ao limite de idade, 35 parece-me demais...

6:56 PM  
Blogger Ricardo Baptista Leite said...

Permitam-me que agradece as palavras exageradas do nosso companheiro e Vice-Presidente Pedro Rodrigues. Aproveito para vos recomendar uma visita ao blog do Pedro: www.oincorrecto.blogspot.com
Eu passo por lá diariamente e vale a pena.
Quanto ao Fernando e ao limite de idade, deixo apenas mais uma nota... o grupo juvenil do World Economic Forum, designado Global Young Leaders, envolve "jovens" até aos 40 anos de idade!
Que prossiga a discussão :)

9:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ricardo,
Como sabes sou, por principio, contra as quotas. Considero que deve existir um equilibrio de homens vs mulheres e de mais novos vs mais velhos mas cabe a quem elabora as listas ter essa consciência.
Depois temos a questão da idade dos jovens que os pode tornar demasiado jovens ou muito pouco jovens... Todos nós sabemos como são feitos os militantes na JSD, não é novidade para ninguém que uma secção com 500 militantes em que 50 participam de uma forma mais ou menos activa (e não estou a falar em participar em festas) pode dar-se por muito contente.
Parece-me a mim muito mais importante encontrar uma forma de assegurar que os militantes da J são mesmo militantes da J e que não estão lá somente porque alguém lhes pediu uma fotocópia do BI e para assinar uma ficha que depois recebem convites para umas festas porreiras...
Cative-se os jovens para uma participação política activa na JSD e quando 25% dos militantes da nossa J estiverem na estrutura por uma razão (e que se lixem os que andam à procura de tacho) então aí sim vale a pena pensar se se deve alargar a militância por mais 5 anos.

10:26 AM  
Blogger jeje said...

A propos de l'inconvénient, l'Optimus peut être chaussure nike air max 90 femme un petit peu encombrant dans le dimensionnement et ne serait pas aussi solide que d'autres sur cette liste, perdre le couteau à guillotine peut aussi être une difficulté qui compromet l'apparence et la new balance homme en tunisie sensation, attention à en un seul morceau. Cela a tendance à vous aider à vous déplacer beaucoup plus facilement lorsque vous avez ce nike france chaussure femme problème. Une seule agence de recrutement à Warrington a commenté les opportunités dans la ville de Stockport: «Il existe une vaste gamme d'emplois Stockport et d'opportunités nike air jordan 11 retro low cherry d'emploi, que vous souhaitiez travailler dans un magasin, un hôtel, un garage ou un salon. Étant un domaine de la médecine, chaussure nike air max 90 ultra essential l'ophtalmologie nécessite une étude approfondie et intensive. Ainsi, pour cette équipe, quelques membres seront forcés de se sacrifier pour que l'équipe ait un temps commun pour interagir. Si elles peuvent être boueuses, nike air flight huarache prm qs og vous devez l'effacer immédiatement.

3:23 AM  

Post a Comment

<< Home