Monday, November 07, 2005

FORA COM ELES!

Há atitudes que não consigo compreender... Como é possível alguém ser militante da Juventude Social Democrata e estar simultaneamente filiado noutra Juventude Partidária???!!!

Mas é verdade... há quem consiga estar filiado nestas condições por interesses pessoais, ou de outros, muitas vezes sem compreender a gravidade desta atitude no campo da ética política.

Quando nos filiamos numa estrutura partidária deveríamos fazê-lo, acima de tudo, por nos identificarmos com os princípios programáticos e o ideário dessa organização. Deveríamos acreditar que, ao tornarmo-nos militantes, iremos colaborar com outros que partilham da nossa visão para o desenvolvimento do país.

Quem se filia em mais que uma estrutura partidária revela um profundo desrespeito pelo estado de direito democrático e abusa violentamente dos direitos e liberdades consagrados na Constituição Portuguesa. No fundo despreza as ideologias e quem acredita e luta por elas.

Penso que é consensual que a expulsão é a sanção disciplinar adequada para todo o militante da JSD que esteja filiado, simultaneamente, noutra(s) estrutura(s) partidária(s), que não a Social Democrata. Mas para mim devemos ir mais longe... temos que encontrar mecanismos que assegurem a devida aplicação desta sanção.

Em tempos houve quem propusesse que se apresentasse o caso à Procuradoria Geral da República. Concordo que devem ser tomadas todas as medidas juridicamente possíveis que permitam uma eficaz fiscalização através do cruzamento das bases de dados de todas as estruturas partidárias em Portugal. Se não o fizermos e continuarmos a aceitar, de forma mais ou menos clara, que haja militantes pertencentes a mais que um Partido então estaremos a assumir, pela inércia, que é uma situação aceitável e não reprovável. Tenhamos a coragem de ser os primeiros a enfrentar e solucionar esta problemática! Se o fizermos, será mais uma contribuição da JSD para ajudar a dignificar a actividade politico-partidária em Portugal. Como afirmou Jane Addams: “A acção é o único meio para a expressão da ética”. Que passemos à acção...

11 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oh Ricardo, que questão tão ingénua... Então tu não sabes como se fazem militantes? Desconheces os famosos scanners portáteis?

Se houvesse um simples processo de refiliação em que fosse enviado um envelope com selo e uma ficha para ser assinada e devolvida à JSD a limpeza só não era maior porque existem casas onde moram 30 ou mais militantes...

Sinceramente chocam-me mais os que são militantes sem saberem porquê do que os que são militantes em mais do que uma estrutura porque lhes dá jeito (coitados dos jovens, devem estar indecisos e assim estão preparados para qualquer eventualidade...).

Tenho muito orgulho em ter trazido pouca gente para JSD, os que vieram pela minha mão tenho a certeza que partilham o nosso ideário.

12:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Boas noites! Eu pessoalmente pela minha idade acho que os jovens nao querem saber de nada disto...querem e noite e copos...a JSD precisa de ser cativante para todas as idades...e preciso inovar, cativar e melhorar.
Quanto aos militantes acho que é uma falta de respeito para com a JSD, inscreverem pessoas so por inscrever, e ainda e mais escandaloso quando estas pessoas se filiam noutra juventude partidaria. mas que andam eles a fazer? andam a brincar com isto??? E preciso que as pessoas saibam o que querem, e para isso e preciso abrir a JSD a todos, de forma a mostrar que os interesses da JSD sao os interesses deles.So uma referencia a JSD; acho que estao a trabalhar bem, mas precisam de destacar mais esta juventude partidaria. Porque a JSD e uma força unida. A J nao pode parar!!
Ricardo ja ha muito tempo que andava para escrever, quero felicitar-te por esta boa iniciativa!!Abraço

11:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

e aqueles que apoiam outras candidaturas autárquicas que não as do PSD. O que fazer a todos aqueles Jotinhas que estiveram com o Isaltino e com o Valentim. Vamos também correr com os demais oportunistas.

Muito bem! Só faz falta quem cá está!

5:23 PM  
Blogger Ricardo Baptista Leite said...

Caro Vasco,
É importante não confundir conceito pois, neste post em concreto, faço referência a militantes filiados simultaneamente em vários partidos e/ou juventudes partidárias. É nisto que devemos centrar o debate...
Quanto à questão que colocas, segundo julgo saber, está a decorrer um processo no Conselho de Jurisdição Nacional do Partido relativamente aos militantes nessa situação. Enquanto membro da Comissão Política Nacional e com os processos a decorrerem, não posso, por respeito institucional, e como compreenderás, proferir qualquer comentário sobre essa matéria.
Mas permite-me que aborde um assunto relacionado... enquanto Social Democratas não deveríamos exigir que os critérios usados fora da nossa casa sejam igualmente aplicada dentro dela? Isto é, se o Partido optou por não apoiar determinados candidatos a Autarquias por serem suspeitos de actividades menos lícitas não deveria o Partido retirar, recorrendo ao mesmo critério, a confiança política a todos os dirigentes de órgãos partidários (como por exemplo, presidentes de comissões políticas distritais) em condições idênticas? É que há dirigentes no nosso Partido sob suspeita (ou mesmo constituídos arguidos!) em processos muito pouco claros e que se vão mantendo no poder à custa dos “sacos de votos” de que já houve referência neste blog. O Partido definiu que não basta ter votos ou ter uma vitória garantida para se ser candidato pelo PSD pois há padrões éticos que têm ser preservados a favor da credibilização da política em Portugal. Aguardo com expectativa se o mesmo acontecerá no seio do nosso Partido....

12:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

engraçado é que aqueles dirigentes nacionais do PSD que falam de ética e principios, prefiram andar a expulsar militantes com anos de militância e provas dadas só porque apoiaram uma candidatura que as bases do PSD tinham aprovado e depois o presidente do partido resolveu vetar!
é que já é do conhecimento de todos faz muito tempo que há militantes do psd que também são militantes de outros partidos, principalmente do PS, estão inclusivé muitos identificados e esses mesmos dirigentes nacionais do PSD nada fazem.
dão mais importância a quem discorda deles cá dentro do que a pessoas que vão contra a constituição.
temos um presidente do psd ou um presidente de uma facção?

4:11 AM  
Blogger Doscas said...

This comment has been removed by a blog administrator.

9:53 AM  
Blogger Doscas said...

Para ir ao fundo da questão, mas ao fundo mesmo,para cortar o mal pela raíz, perguntemo-nos porque acabaram aquelas surras no rabo dos miúdos quando fazem asneiras, os castigos quando não fazem o que devem e o carro de prenda de aniversário aos 18 anos quando o menino chumbou no 12º.
Talvez as coisas mudem muito se a nossa juventude for educada... bem educada!

9:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... » »

1:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

2:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

comment5, lindsay lohan nackt, 533250,

4:47 PM  
Blogger jeje said...

La génétique est-elle vraiment sujette? nike chaussures soldes femme À mon avis de l'exploration que j'ai fini et de la rencontre particulière, c'est un minuscule des deux. Il existe des boutiques distinctes et des boutiques de mode qui ont leurs sites Web partout sur Internet. Pendant tout l'ensemble, le milieu de gravité est nike air max france camo en fait judicieusement placé pour générer de la distance et augmenter la trajectoire. Cet article ne vise pas à critiquer la nouvelle loi sur le contrat de travail, mais nous pensons qu'il mérite du chaussures trail asics trabuco temps et des efforts pour évaluer l'effet avec la nouvelle loi. Recherchez des baskets Jordan Retro pour les bébés, les tout-petits, les petits enfants et les enfants massifs. Tout au long du Championnat NBA 2009-2010, Rondo a été Air Jordan Future Chaussures le premier participant à s'habiller à Hyperfuse.

3:22 AM  

Post a Comment

<< Home